Contenciosa
Revista digital semestral radicada en el Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, emergente de la tarea conjunta de investigadores de las Universidades Nacionales del Litoral y de Rosario y Complutense de Madrid. Recoge tanto estudios de caso como análisis en perspectivas transnacionales y comparadas, relativos a los procesos represivos contemporáneos en los países iberoamericanos y al análisis de las actitudes y comportamientos sociales en dichos contextos.
A experiência diplomática de Juracy Malalhães: a política externa brasileira após 1964 e a assinatura dos tratados de Lisboa
Dossier “Ditadura Militar no Brasil”
CARLOS NÁSSARO ARAÚJO DA PAIXÃO (IFBAIANO/LAPECS-UESB)
O artigo tem como principal objetivo analisar a atuação de Juracy Magalhães no ministério das Relações Exteriores, cargo que exerceu entre janeiro de 1966 até março de 1967. Será analisado o seu papel no processo de redefinição da política externa do Brasil, após 1964. Advinda daí, sua relação com os Estados Unidos será destacada, pois esta é considerada fundamental para explicar a sua postura à frente do planejamento, coordenação e execução da diplomacia brasileira. Estes elementos serão todos discutidos a partir de um estudo de caso, que possui um potencial de síntese, pois nele aparecem as principais questões referentes à política externa brasileira na década de 1960. Para tanto, serão analisados uma série de acordos que foram firmados entre os dois países, representados pelos ministros Juracy Magalhães, chanceler brasileiro e Franco Nogueira, o congênere português, em setembro de 1966.
Descargar archivo
Dirección electrónica:
cesil@contenciosa.org
Dirección postal:
Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, Facultad
de Humanidades y Ciencias de la Universidad Nacional del Litoral
Ciudad Universitaria
S3080HOF – Santa Fe, República Argentina
© 2013 Revista Contenciosa. Todos los derechos reservados.
Fullmedia Design | Powered by KNU