Contenciosa
Revista digital semestral radicada en el Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, emergente de la tarea conjunta de investigadores de las Universidades Nacionales del Litoral y de Rosario y Complutense de Madrid. Recoge tanto estudios de caso como análisis en perspectivas transnacionales y comparadas, relativos a los procesos represivos contemporáneos en los países iberoamericanos y al análisis de las actitudes y comportamientos sociales en dichos contextos.
O movimento estudantil universitário no brasil: entre a luta pela reforma universitária e a resistência à ditadura (1960-1968)

Dossier “Ditadura Militar no Brasil”

ANTÔNIO MAURÍCIO FREITAS BRITO (UFBA)
O artigo discorre sobre a atuação do movimento estudantil universitário nos anos 1960. Apresenta as principais pautas de mobilização do início da década, especialmente a luta pela reforma universitária. Explora o impacto repressivo do golpe de 1964 para o movimento estudantil. Demonstra o apoio de setores universitários à queda de Goulart ressaltando a importância de pesquisas sobre organizações estudantis anticomunistas. Discute a reorganização de uma ação estudantil em oposição ao regime militar tendo seu ápice em 1968. Sublinha a reação governamental inspirada no anticomunismo e a escalada repressiva até a edição do Ato institucional no. 05. Levanta algumas questões historiográficas sobre o movimento estudantil no Brasil.
Descargar archivo
Dirección electrónica:
cesil@contenciosa.org
Dirección postal:
Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, Facultad
de Humanidades y Ciencias de la Universidad Nacional del Litoral
Ciudad Universitaria
S3080HOF – Santa Fe, República Argentina
© 2013 Revista Contenciosa. Todos los derechos reservados.
Fullmedia Design | Powered by KNU